Quer Financiar O Seu Próprio Negócio Em Franchising? Leia O Artigo De Opinião De Alexandre Lourenço.

Quer financiar o seu próprio negócio em franchising? Leia o Artigo de Opinião de Alexandre Lourenço.

Alexandre Lourenço, cofundador e administrador das maiores redes de franchising na área da estética e bem-estar em Portugal – BodyConcept e DepilConcept – afirma que o financiamento é tão importante como escolher o franchising, porque “financiar é mais do que sinónimo de crédito bancário”. Saiba, de acordo com este este empresário, quais as principais formas de financiar o investimento num franchising de média dimensão.

  1. Recursos próprios

Quando pensamos em financiar um negócio, nem sempre pensamos na ideia de utilizar os próprios recursos, ou seja, as poupanças. Embora esta solução possa parecer óbvia e simples, uma vez que não depende de terceiros, é importante gerir da melhor maneira este recurso assegurando um fundo de maneio. Mesmo com os resultados positivos que o franchising tem demonstrado ao longo do tempo, podem surgir imprevistos que importa acautelar garantido assim estar preparado para qualquer situação.

  1. Crédito Bancário

Apesar de atualmente não ser tão simples obter um crédito, devido às regras mais restritas e ao aumento dos spreads, este tipo de financiamento continua a ser bastante comum. Os principais bancos já reconhecem o franchising como sendo um bom modelo de investimento e por isso já têm disponíveis soluções destinadas para o mesmo. Normalmente, o crédito bancário exige que o candidato a franchisado disponibilize alguma parte do financiamento dos seus próprios recursos, bem como um bom plano de negócios que irá facilitar a aprovação do crédito pela entidade bancária.

  1. Microcrédito

O microcrédito existe para quem não tem facilidade em aceder ao crédito bancário e é utilizado essencialmente para investimentos mais reduzidos, como por exemplo para pequenos negócios. Neste caso é também importante que o candidato a franchisado tenha um bom plano para o seu negócio, pois a sua viabilidade poderá ter de ser avaliada e posteriormente acompanhada. Existem atualmente três instituições bancárias com protocolo assinado com a Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC): a CGD, o BES e o Millennium BCP, sendo que o candidato pode optar por solicitar o empréstimo  diretamente à ANDC, que gere todo o processo, ou ao próprio banco.

  1. Incentivos

Destinam-se a desempregados e jovens à procura do 1º emprego sendo o acesso a estes incentivos realizado, por exemplo, através do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) que disponibiliza variados apoios à criação de empresas, como o MICROINVEST e INVEST+. Sendo um projeto viável, o candidato a franchisador também tem a possibilidade de procurar o apoio do franchisador.

Back To Top