5 Mitos Sobre A Acne

5 Mitos sobre a Acne

O tema de hoje é um assunto que sei que é do interesse de muitas pessoas: a acne. Aqui ficam alguns mitos nos quais eu também já acreditei!

1 – O sol seca as borbulhas

É verdade que no Verão, muitos de nós podemos sentir que a acne aparenta estar menos visível e a pele com melhor aspeto. De facto, inicialmente a pele pode parecer melhorar, contudo, o que sabemos é que a exposição solar não reduz a acne por si. Pelo contrário, a exposição solar pode escurecer a pigmentação das cicatrizes das borbulhas, deixando assim as marcas mais visíveis a longo prazo. Usar a exposição solar como “técnica” de resolução da acne acaba por representar mais malefício do que benefício, e não deve por isso impedir o uso de protetor solar ou de evitar as horas de maior calor. Para além disto, sabemos que a exposição solar excessiva, sem cuidados adequados, aumenta o risco de envelhecimento precoce da pele, assim como de outras doenças de pele, pelo que deve ser evitada.

2 – O chocolate piora a acne

Este mito é dos que mais oiço mas a verdade é que atualmente não há evidência consensual que o fundamente. A associação entre dieta e acne é muito controversa, e na verdade os estudos já realizados são por vezes contraditórios neste assunto. Apesar disto, sabemos que o acne é uma doença inflamatória, e por isso faz sentido que uma dieta rica em alimentos híper processados (incluindo gorduras hidrogenadas e açucares refinados) e pobre em fruta e hortícolas promova a inflamação e por isso piore a acne. Quanto ao chocolate especificamente, o que sabemos é que não há uma associação direta, e que integrar chocolate numa dieta equilibrada, à partida não agravará a acne. Isto dito, apesar de não haver uma evidência muito robusta, é sensato promover uma dieta saudável em qualquer pessoa, sabendo que em alguns casos pode de facto melhorar a inflamação e consequentemente o estado da acne.

3 – A acne deve-se à sujidade da pele

De facto, fazer uma boa higiene da pele é importante, principalmente para quem usa muitos produtos cosméticos ou está exposto a poluição diariamente. Contudo, a ideia de que a cor dos pontos negros está associada à sujidade, não é correcta! Na verdade, a cor dos pontos negros vem da oxidação da queratina, e não da sujidade como algumas pessoas poderiam pensar. Portanto: uma boa higienização da pele é essencial, porém, o uso excessivo de produtos de limpeza de rosto, pode acabar por não ser tão benéfico pois podem irritar a pele e promover mais inflamação. Assim, o melhor será adaptar o seu “ritual de beleza” de acordo com as necessidades da sua pele, mas sem excessos!

4 – Não devemos aplicar cremes hidratantes em pele com acne

Percebo o porquê deste mito! Realmente, nas alturas em que a pele se encontra com mais borbulhas, em que sentimos a nossa pele mais oleosa, parece contraproducente colocar um creme mais oleoso na pele do rosto. Mas é importante perceber que a hidratação é essencial para manter a integridade e normal função da pele. Muitas vezes o facto da pele estar seca acaba por também contribuir para aumentar a inflamação e agravar a acne, contrariamente ao que é da crença comum. Assim, uma dica útil será fazer uma boa limpeza da pele e depois hidratar com um creme leve, de preferência não comedogénico (que não obstrui os poros).

Adicionalmente, muitos dos medicamentos administrados para a acne contribuem para uma pele bastante mais seca, tornando-se ainda mais importante fazer uma boa hidratação!

5 – A acne é temporária e é um problema puramente cosmético

Na maior parte dos casos, a acne surge de uma forma pontual e sem necessidade de medicação específica. Contudo, alguns casos de acne mais graves requerem ajuda médica para diagnóstico e terapêutica adequados, pelo que não se deve desvalorizar a necessidade de observação por um profissional de saúde, para que cada caso seja avaliado e encaminhado corretamente. A acne é uma condição de pele com elevada prevalência e é importante sabermos como lidar com isso!

 

É sempre bom procurar saber mais sobre a origem destes conselhos que vão passando de boca em boca, e perceber até que ponto fazem sentido! Dito isto, lembrem-se que ninguém conhece a vossa pele melhor que vocês, e por isso, acima de qualquer mito/verdade, é bom perceber o que funciona ou não, assim como o que agrava ou melhora a saúde da vossa pele!

Back To Top