Sementes De Chia E Como As Comer

Sementes de Chia e Como as Comer

As sementes de chia são um dos “alimentos da moda” e, devido aos benefícios que proporciona, o seu consumo tem vindo a aumentar nos últimos anos. No entanto não basta colocá-las na boca e comê-las; é preciso prepará-las primeiro. Descubra aqui o porquê.

Uma semente cheia de sede

As sementes de chia podem absorver até 27 vezes o seu peso em água. Isto significa que se forem consumidas “a seco” irão absorver a água existente no organismo, fazendo inchar o sistema digestivo e podendo até gerar situações de risco para a sua saúde.

Como consumir sementes de chia

Sementes de chiaPara consumir sementes de chia em segurança deverá deixá-las imersas num líquido para que possam absorver água e expandir-se completamente antes de serem consumidas, evitando assim situações de risco para o seu organismo.

Deverá deixar as sementes de chia imersas em água até que formem em seu redor uma substância com consistência gelatinosa. Dependendo da origem das sementes que utilizar o intervalo de tempo poderá variar entre 2 a 3 horas ou uma noite inteira.

Benefícios das sementes de chia

As sementes de chia são fonte de omega-3, proteínas, fibras, substâncias antioxidantes e minerais como fósforo, cálcio, ferro e magnésio. Por serem ricas em fibras, prolongam a saciedade (devido à sua digestão mais lenta) e melhoram o trânsito intestinal.

Além de serem um alimento anti-inflamatório, têm ação no controle da tensão arterial, na redução do colesterol e triglicerídeos, no fortalecimento muscular e prevenção do envelhecimento precoce.

É possível adicioná-las a frutas, cereais, saladas, sopas e iogurte. Moídas são substitutas da farinha em receitas de massas, pães, e biscoitos.

Por isso já sabe: pode consumir estas sementes e usufruir dos seus benefícios, mas sempre em quantidades equilibradas e sem nunca se esquecer de primeiro as colocar de molho para que se possam expandir.

Dra. Maria Silva,
Nutricionista DepilConcept

Back To Top